---> Di chegando ao som de Britney Spears (dúvido que assim saia algo inteligente da minha cabeça. Aliás, alguma hora sai algo inteligente?).
"'Cause it's a bittersweet symphony, this life
Pois esta é uma doce canção de amargura, esta vida
Try to make ends meet
Tente viver de acordo com seus recursos
You're a slave to money then you die
Você é um escravo do dinheiro, então você morre
(...)No change, I can change
Não mude, eu posso mudar
I can change, I can change
Eu posso mudar, Eu posso mudar
But I'm here in my mold
Mas eu estou aqui no meu molde
But I'm a million different people
Mas sou um milhão de pessoas diferentes
from one day to the next
De um dia para outro
I can't change my mold
Eu não posso mudar meu molde"
(Bittersweet Symphony - The Verve)
Lá, minha querida, antes sermos beneficiadas pela capacidade auto-crítica e podermos mudar o que nos incomoda do que ser um mero cavalo que apenas anda na direção que mandam.
E o que me faz ímpar? Eu não diria ser má, não mesmo, embora tenha minha maldade, mas deixemos esse assunto para outro parágrafo. Minha capacidade de ser fria em alguns momentos me faz ímpar, creio eu. Infelizmente (ou felizmente) eu sou direta, vou ao ponto, acabo logo com aquele momento de tensão e pra não precisar fazer o assunto ou à situação desagradável se estender sou muito clara pra pessoa entender e eu não precisar repetir e além do mais não sou boa com eufemismos.
Sobre ser má... não acho que você seja má, na verdade, não acho que eu seja má também. Não somos. Somos seres humanos passivas de erros e capazes de agir em benefício próprio e assim não é o mundo?
Vivemos em um país capitalista que diz em alto e bom som pra você: Cuide da sua vida, trabalhe pra si, se esforce porque ninguém fará isso pra você. Ganhe seu dinheiro ou case com alguém rico, mas tenha dinheiro, da forma que for, tenha dinheiro!
Eu não vou criticar o capitalismo porque sou capitalista, pra mim o capitalismo faz as pessoas terem ganância, se moverem pra conseguir o que desejam, seja lá o que for já que tudo precisa de dinheiro e pode-se dizer que ele é razoavelmente justo. Dependendo da importância do que você faz e do seu trabalho, esforço, você é beneficiado em uma determinada quantia de moedas. E isso é bom. Eu faço faculdade pra ganhar um salário que possa ser considerado bom e com certeza maior do que de uma pessoa com apenas o segundo grau. Aliás, eu estudo administração, aprendo a trabalhar em favor do lucro, não há como ser um administrador e ser contra o capitalismo, ao menos não na minha concepção.
Mas esquecendo o capitalismo, embora ele esteja ligado à isso. Não acho que haja maldade na gente. Apenas fazemos o que achamos melhor pra nós e é assim que temos que ser, assim que o mundo nos faz ser. Se você não cuidar de si, ninguém vai fazer isso por você. As pessoas são naturalmente egoístas, querem livrar seu próprio rabo e se darem bem, de preferência ganhando e levando tudo que puderem sozinhas. Não estou falando de ser inconseqüente, mas sim de alcançar seus objetivos, fazer o que é melhor pra você, o que te faz feliz.
Eu concordo completamente com Maquiável; os fins justificam os meios e às vezes infelizmente pra sermos felizes, alcançar algo que desejamos etc, precisamos fazer algo que vá prejudicar alguém e muitas vezes nem fazemos propositadamente, ou fazemos, só que foi necessário e não acho que isso seja maldade, na verdade, acho que é ser inteligente, isso é, dependendo do tamanho e dos malefícios dessa consequência. Não fique se martirizando pelas suas escolhas e o que foi feito, já foi feito.
Lá, tudo na vida é fase e a gente pode até se deixar afundar, mas não podemos nos perder nesse abismo, não devemos cair eternamente e de preferência não demorarmos a criar asas e voltarmos pra cima, ou entrarmos novamente no trem, seja qual metáfora preferir. Porque o mundo não espera, não há muito tempo para se ter crises e falo isso por experiência própria.
Sei que na vida há fases ultra-complicadas e que temos que tomar decisões difíceis, transpassar barreiras que parecem impossíveis, mas as pedras podem ser retiradas do caminho ou contornadas, só que pra isso precisamos nos mover e nos esforçar. Sem esforço não há vitória.
Acho que é justamente nesses momentos que paramos mais pra pensar e isso resulta em milhares de posts nos blogs da vida (hehehe), cheios de reflexão das mais sãs às mais insanas e isso tudo é natural, mas uma coisa eu aprendi; a vida funciona como um jogo de vídeo game, onde você tem que vencer o desafio de destruir o chefão pra passar pra segunda fase, onde há mais desafios e outro chefão e assim vai. Não podemos parar, temos que enfrentar o chefão e se não conseguir na primeira, há uma segunda chance, use o memory card e comece de novo, só que agora com os aprendizados e macetes obtidos na primeira tentativa, agora a vitória é mais fácil, ou menos difícil. O que não vale é ficar eternamente na primeira fase, porque o tempo não te espera o e o mundo é cruel, ele não vai querer te entender.
Não tenha medo do fracasso também, ele faz parte da vida de todo mundo, ao menos tentou e tente de novo, garanto que pior que fracassar é não ter tentado e no mais, as suas escolhas e suas guerras são pra você, ao menos devem ser, opiniões de terceiros não valem, é uma busca de satisfação pessoal, sua vida, sua guerra, sua luta, suas técnicas e sua vitória e não há nada mais delicioso do que o sabor da vitória. E depois vem outro chefão, possivelmente mais difícil que o primeiro, mas não é sua primeira dificuldade, você já venceu o primeiro desafio, pode e deve vencer o segundo, qualquer coisa, sempre há o memory card, o que não vale é parar, pois o gosto amargo da frustração é pior que qualquer coisa, na minha opinião a frustração pode ser comparado à um veneno que te mata aos poucos.
Não há vitória sem enfrentar desafios, mas há derrotas.
Quanto ao cachorro... é ótimo ter um, mas nunca substituem as pessoas e acho que é justamente por sermos complexos que somos interessantes e é isso que nos dá graça. Cair na normalidade é deprimente demais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi, vi o seu outro blog, o entre fases, e gostei mais desse aqui. Parece que lá é mais p/ quem te conhece pessoalmente e aqui são reflexões mais "publicáveis".
Estou acrescentando esse blog nos links do meu. Passa lá depois p/ dar 1 olhada, blz? Beijão.
Postar um comentário